
Black Friday é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas que acontece anualmente, na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro nos EUA. Mas qual a origem desse termo?
O termo Black Friday foi usado para classificar uma crise econômica: na sexta-feira 24 de Setembro de 1869, dois respeitados bolsistas de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk – depois de um intenso trabalho para conseguirem grandes lucros – fracassaram no seu intento e o mercado quebrou. Devido a isto, nomeou-se esse dia como “Black Friday”.
Porém, existem várias outras histórias que acompanham essa expressão. Uma delas foi criada por conta dos pequenos comércios, que depois de um ano de grandes perdas – ou seja, de números vermelhos nas contas – por fim, depois do dia de Ação de Graças, chegava à época natalícia, dia a partir do qual começam um aumento no número de vendas e, com eles, em vez de números vermelhos, conseguiam-se “números negros”, vulgo positivos.
Outros afirmam que a sua origem vem do dia 19 de Novembro de 1975, dia em que o New York Times ressaltou pela primeira vez com o adjetivo “negro” a referência aos problemas de trânsito e ao caos que tinha ocorrido na cidade de Nova York, nesse ano, devido aos descontos do dia seguinte ao dia de Ação de Graças, já que a data abria o período de compras para o natal.
Hoje em dia, o termo Black Friday é usado pelos varejistas para indicar o período de maior faturamento e desde então é a data mais agitada do varejo no país. No dia do evento muitas lojas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de antecedência, para atrair o maior número de consumidores através de ofertas. A popularidade do evento é grande, sendo que os descontos oferecidos são considerados mais atrativos do que os natalinos por muitos consumidores.
E nessa época toda ajuda é bem vinda! Por isso, a Cartaz Fácil consegue trazer a facilidade que você precisa na hora de criar e customizar todos os tipos de cartazes de forma inteligente e muito mais rápida. Ou seja, você cria a sua identidade visual, amplia o alcance de suas ofertas e garante o seu sucesso.