
Quais as tendências para o varejo em 2022?
Quais são as tendências para o mercado após a superação desta crise?
A pandemia do Coronavírus foi o maior impulsionador das mudanças recentes no varejo, principalmente na área digital. Com essa mudança ainda em andamento, diversas áreas sofreram um alto déficit de vendas, já que muitos setores tinham somente bases que se mantinham com vendas físicas.
Por conta desta perda, a digitalização do varejo se acelerou e, com isso, houve um grande progresso em direção às futuras transformações no setor.
O impacto econômico no varejo
A pandemia resultou em um grande retrocesso na economia, devido a demissão em massa que ocorreu em diversas empresas, fechamento de lojas e a falta de funcionários.
Segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no primeiro trimestre de 2021 sofreram uma baixa de 13,7% comparadas ao mesmo período em 2020, demonstrando como a crise por falta de mão de obra afetou exponencialmente o varejo.
Em contrapartida, o cenário de compras pela internet disparou. De acordo com um estudo realizado pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (CCC-ENET), o crescimento do e-commerce em geral cresceu 73,88% no Brasil em 2020.
Atualmente no Brasil segundo uma pesquisa realizada no evento NRF 2021, pelo menos 5% das vendas são online, sem considerar os dados dos Vendedores dos PDV. Incluindo esses números, a estimativa é que até 8% das vendas do varejo já sejam digitais.
Tendências a serem aplicadas
O cenário virtual está sendo a temática principal de qualquer diálogo sobre a situação do varejo pós-pandemia, com soluções que priorizam uma integração de múltiplas plataformas no cenário digital e físico como a criação de plataformas na área de e-commerce, além de soluções que facilitem processos de pagamento como o Pix.
No entanto, a tendência que mostra grande potencial e se tornará essencial em breve é um processo que está sendo chamado de Omnichannel.
A modalidade dita que não é necessário aos clientes ir em estabelecimentos para realizar suas compras, podendo realizar as mesmas transações nas plataformas on-line de tais estabelecimentos e estes estabelecimentos utilizando redes sociais e aplicativos de mensagem para divulgar suas ofertas.
A solução Cartaz Fácil
O software Cartaz Fácil dispõe de ferramentas que podem auxiliar seu estabelecimento a se adaptar para a facilidade na divulgação e precificação em um cenário multiplataforma, contando com funcionalidades focadas para redes sociais e para mídias digitais além de agilizar e facilitar a produção de cartazes e etiquetas em lojas físicas, ambos essenciais para o omnichannel.
Esteja preparado para oportunidades futuras com Cartaz Fácil.