
O erro de profissionais com anos de experiência é pensar, que o óbvio para si é o óbvio para os outros. E ignorar isso pode custar caro, como a perda de clientes. O cliente pode se sentir prejudicado por não saber o que você está falando ou o que você quer dizer com aquilo.
Pense sempre que o que é comum e rotineiro para você pode ser algo inovador para a outra pessoa. Sempre explique ao interessado como funciona a sua empresa, as formas de pagamento que são trabalhadas, o prazo de entrega, o por que o seu produto é melhor, mais vantajoso ou mais seguro que o do concorrente.
Além disso, adapte-se a idade de cada cliente. Um idoso, por exemplo, terá mais perguntas a fazer que um adolescente na hora de comprar um smartphone, provavelmente porque o adolescente já pesquisou, viu vídeos on-line e já conhece o aparelho.
Sempre pergunte ao seu cliente se ele está entendendo suas explicações, se tem alguma dúvida. E se você, cliente, não estiver entendendo nada do assunto, não pense duas vezes antes de questionar. Uma boa resposta para sua dúvida pode te ajudar a fechar o negócio.
Fonte: Administradores