A origem da BLack Friday!
O feriado conhecido como Black Friday, surgiu no início dos anos 90 no estado da Filadélfia nos Estados Unidos, a tradição veio logo após o feriado de thanksgiving -ação de graças- que acontece todo dia 28 de novembro, no qual os familiares e os amigos se reúnem agradecem pelo ano que tiveram e confraternizam em uma ceia farta.
Logo após o dia de ação de graças as pessoas começam a fazer compras para o evento mais importante do ano, o natal, onde se sentem mais solidarias e mais propícias a gastar o dinheiro que economizaram no decorrer do ano.
O feriado natalino, historicamente é a data mais importante do ano para o varejo, especialmente para as maiores redes varejistas, sabendo disso, a Black Friday foi inventada para alavancar as vendas e conseguir atingir o maior número de compradores pois seus produtos ficam quase 80% mais barato do que durante o ano.
Para este ano, de 2019, as expectativas de faturamento está muito aclamada, pois em 2010 as vendas no Brasil atingiram a marca de R$ 3 milhões de reais e em 2018 as vendas bateram a marca dos R$ 2,6 bilhões de reais pelo e-commerce durante as 24 horas do evento, houve um aumento exponencial nas compras e engajamento da população a comprar mais. Tendo esses dados em mãos, as redes varejistas brasileiras em nove edições do evento, perceberam que os brasileiros também possuem poder de compra e investiram em melhorias em sua infraestrutura para suportar as vendas online, para evitar o que aconteceu em 2018.
Em 2018, houve um aumento de quase cem mil reclamações no Reclame aqui, muitas pessoas sabendo do grande tumulto que acontece nas lojas físicas, optaram por fazerem as compras pela internet, porém as estimativas de compra foram ultrapassadas e gerando um maior fluxo de transações e devido a essa imensa demanda de compras online e sem estrutura para comportar, muitos problemas foram enfrentados pelos consumidores, de acordo com o Reclame Aqui que divulgou um ranking das maiores reclamações dos consumidores e muitos dos problemas relatados foram: atraso na entrega, propagando enganosa, estorno do valor pago e produto errado e os produtos mais pesquisados foram: TV, Smartphone, tênis e geladeira, de acordo ainda com o Reclame Aqui, as empresas com maiores reclamações foram: Americanas, Magazine Luiza, Casas Bahia e Extra.
Nós da Cartaz Fácil, aconselhamos os consumidores a fim de evitar os problemas citados acima, acompanharem os preços dos produtos uma semana antes, usar as ferramentas disponíveis para verificar as alterações dos preços e no dia do mega evento, comprar com tranquilidade e segurança.
E você, está com esperança de comprar aquele produto que paquerou o ano todo?
Conta pra gente, A Cartaz Fácil ajuda os varejistas a expor suas ofertas de melhor maneira possível!
Boas compras!!